RedesTutoriais - Dicas

O que é IP FIXO? Como Configurar

O Endereço IP, é um protocolo de ‘internet’ responsável por identificar e endereçar cada dispositivo conectado na sua rede.
Em locais onde existem vários dispositivos conectados na mesma rede e, ao mesmo tempo, é recomendável usar o IP estático (FIXO) para melhor gerenciamento da sua rede e também para evitar conflitos de IP entre os dispositivos conectados.
 
Neste artigo mostro exemplos de O que é IP FIXO, O que é IP dinâmico, além de ensinar como descobrir a FAIXA DE IP em que a sua rede opera e como definir um endereço IP facilmente.
 
 

Preparamos um Vídeo Explicativo para te auxiliar, você pode assistir clicando abaixo

Imagens de exemplos e ilustrativas de Canal do Shin

 

 

O que é IP FIXO?

O IP fixo, é um endereço de IP Estático onde o IP nunca é alterado, independente de qualquer fator ou instabilidade dos equipamentos da rede, sempre terá a mesma identificação de rede. Ter IP fixo evita conflitos entre outros dispositivos que queira se conectar duplicando o mesmo endereço IP já utilizado na rede. Além de permitir um melhor gerenciamento dos equipamentos conectados na sua rede.

O que é IP dinâmico?

O IP dinâmico é o padrão mais comum de IP, pois esta configuração já vem por padrão nas configurações de rede do Windows. O IP dinâmico ou IP automático, é alterado a cada período de tempo que pode ser definido pelo seu provedor de ‘internet’ ou simplesmente por desligar e ligar roteador. O IP dinâmico é alterado e distribuído pelo roteador de acordo com a ordem dispositivos conectados, ou seja, se o endereço IP antes era, por exemplo, 192.168.1.101 ele pode ser automaticamente alterado para 192.168.1.130.

Como descobrir a Faixa de IP do roteador

A Faixa de IP do roteador é a identificação de endereço onde todos os dispositivos ira trabalhar na mesma faixa. Por exemplo, se a Faixa de IP do meu roteador é 192.168.0.1, os demais equipamentos conectados a esta Faixa de IP como notebook, celulares, computador, Smart TV e outros dispositivos poderão receber IP’s como 192.168.0.3 ou 192.168.0.10 sempre alterando o final do endereço IP.

Para descobrir em qual faixa de IP o roteador está trabalhando, no Windows execute o comando CMD para abrir o Prompt de comando. Ao abrir o CMD, digite o seguinte comando: IPCONFIG /ALL

Digite exatamente como mostrado acima e pressione a Enter. O IPCONFIG te mostrará informações completas sobre a conexão do seu adaptador de rede. Localize na lista de informações exibida o servidor DHCP.
Imagens de exemplos e ilustrativas de Canal do Shin

Como mostramos na imagem acima, a informação exibida de servidor DHCP nos mostra qual é a Faixa de IP que estamos conectados além de outras informações disponíveis de dados da sua conexão como endereço de servidores DNS, Gateway padrão, Máscara de rede e muito mais.

Como encontrar um IP sem uso

Para definir e configurar corretamente um endereço de IP FIXO, precisamos testar a sua disponibilidade para uso. Para testar sua disponibilidade e saber se há algum dispositivo conectado com este mesmo IP, defina um endereço conforme a Faixa de IP do seu roteador. Como exibimos acima, a faixa de IP do roteador é 192.168.1_ então aleatoriamente escolha o final do endereço IP respeitando a Faixa de IP da sua rede. Você pode escolher entre os intervalos de IP 192.168.0.3 até 192.168.0.199 para fixar. Execute a ferramenta PING para disparar ‘bytes’ de dados em busca de resposta de comunicação deste endereço IP. Para testar disponibilidade através do PING, digite no CMD o seguinte comando: Ping “endereço de IP”, por exemplo, “Ping 192.168.1.104”. Se a mensagem de resposta for (Resposta de 192.168.1.104: host de destino inacessível) isso significa que este endereço IP não respondeu ao envio de ‘bytes’, ou seja, nenhum dispositivo está utilizando este endereço de IP e ele esta disponível para uso.

Imagens de exemplos e ilustrativas de Canal do Shin
Se a mensagem de resposta for (Resposta de 192.168.1.104: ‘bytes’=32 tempo<1ms TTL=128) isso quer dizer que o endereço IP 192.168.1.104 esta respondendo, ou seja, ele está em uso por outro dispositivo em sua rede.
Imagens de exemplos e ilustrativas de Canal do Shin
Agora que descobrimos como encontrar um IP disponível para fixar, vamos configurar o endereço de IP Fixo nas configurações do seu adaptador de rede.
 
 

Configurando IP FIXO nas configurações do Adaptador de rede

 
Para localizar esta configuração siga o caminho Painel de Controle > Rede e Internet > Conexões de Rede. Clique com o botão direito do mouse em cima do adaptador de rede do seu dispositivo e no menu selecione ‘Propriedades’.
Imagem: Exemplo de propriedades de Ethernet (Rede)

 

Nas propriedades da placa de rede, deixe selecionado ‘Protocolo IP Versão 4 (TCP/IPv4)’ e clique em propriedades. Marque a opção ‘Usar o seguinte endereço IP’ para habilitar os campos para as configurações manuais de endereço IP.
Imagens de exemplos e ilustrativas de Canal do Shin
Digite o endereço IP disponível e abaixo as informações como Mascara de sub-rede, Gateway padrão e servidor DNS preferencial e alternativo que você pode estar consultado no comando IPCONFIG /ALL. Após preencher toda a configuração de rede clique em OK. Desta forma esta configuração ficará fixa na sua placa de rede priorizando sempre o mesmo endereço de IP.
 

Como desfazer configurações e voltar a usar o IP Dinâmico (Automático)

 
Para retornar ao IP dinâmico ou automático, nas propriedades da placa de rede volte a selecionar a opção ‘Obter um endereço IP automaticamente’ e ‘Obter o endereço dos servidores DNS automaticamente’ e você voltara a receber IP de forma automática.
 
Imagem: exemplo de IP automático
Exemplo de IP Dinâmico (Automático)

 

Para finalizar este artigo agradecemos todos os leitores que frequentam a nossa página com frequência e esperamos que este artigo completo possa te orientar a configurar IP FIXO ou Estático corretamente nas configurações da placa de rede.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desative o Adblock para ver o conteúdo.